PROJETO OFICIAL

Projeto Oficial do Encontro Gaúcho de Estudantes de Pedagogia - EGEPe EDUCAÇÃO DE MERCADO OU MERCADO DA EDUCAÇÃO.
Organização Centros Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

21 a 23 de abril de 2011
SUMÁRIO
1. Apresentação................................................................................................................03
2. Histórico.......................................................................................................................03
2. Objetivos......................................................................................................................06
2.1 Geral...........................................................................................................................06
2.2 Específicos..................................................................................................................06
3. Justificativa....................................................................................................................07
4. Eixos Temáticos............................................................................................................07
5. Metodologia..................................................................................................................08
6. Previsão Orçamentária...................................................................................................09
7. Coordenações...............................................................................................................10 8.Considerações Finais......................................................................................................14

1. APRESENTAÇÃO
O presente projeto visa orientar a organização do Encontro Gaúcho de Estudantes de Pedagogia. O EGEPe é hoje a retomada do movimento estudantil da educação, com o objetivo de reunir os estudantes do estado para discutir e deliberar sobre temas relevantes ao curso e da conjuntura nacional e internacional. O Encontro Gaúcho de Estudantes de Pedagogia – EGEPe 2011 acontecerá em Pelotas, na UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL. Neste encontro os estudantes da educação se propõe a discutir o tema “Educação de Mercado ou Mercado da Educação. Este encontro é uma parceria entre o CAPe – Centro Acadêmico da Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, e o DAFE – Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2. HISTÓRICO
Organização EEEPERGS – Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia do Rio Grande do Sul A EEEPERGS é composta por quatro representantes de cada faculdade presente no EGEPe, que acontece a cada ano em uma faculdade diferente. Na EEEPERGS são escolhidos dois secretários, dois tesoureiros e ainda um secretário de formação política representante de cada faculdade. Todo ano há plenárias estatutárias, para garantir mudanças no regimento, as eleições dos membros da executiva e escolha da sede dos próximos trabalhos.
Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia do Rio Grande do Sul – 1983.
 Pré-ENEPe – São Paulo (SP)/1980

 I ENEPe – Salvador(BH)/1981

 II ENEPe – Belo Horizonte (MG)/1982

 III ENEPe – Fortaleza (CE)/1983 ® participação de membros do Rio Grande do Sul A Executiva Gaúcha (formada por membros do DAFE/UFRGS) só participou do III ENEPe por falta de organização.

 I EEEPe – Encontro Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul 1983/Viamão – Participantes: UFRGS; Faculdade Porto Alegrense; Centro Educacional La Salle de Ensino Superior; Universidade de Santa Maria; Universidade de Passo Fundo; Centro Superior de Santa Cruz do Sul. Total de 17 participantes. Proposta de encontros regionais surgiu no II ENEPe. Discutir os currículos das Faculdades (relatos da situação de cada curso) – mercado de trabalho e organização estudantil. Que tipo de educador estamos formando? Que educador queremos ser? Organização dos Estudantes – relato de Rualdo Menegat (vice-presidente da UEE/RS). Executiva Estadual será formada pelas faculdades presentes no encontro. A sede será em Santa Maria, que centralizará as atividades para o ENEPe e é responsável pelo contato com a Executiva Nacional. Encaminhou-se o II EEEPe em Passo Fundo e que cada diretório deve contribuir mensalmente para os encontros e a executiva.

 III EEEPe 1985/Canoas – Deveria ter acontecido no segundo semestre de 1984, mas não aconteceu porque Santa Rosa não conseguiu se organizar para planejar e realizar o encontro. Aproximadamente 250 estudantes inscritos, representando 13 instituições. Tema: O Educador como Trabalhador.

 IV EEEPe 1986/Uruguaiana - Tema: Educação e Constituinte – Quais as prioridades em relação a educação que deveriam constar na próxima cosntituição? Executiva Estadual – 1989 → necessidade de organização e reestruturação: UFSM, UFPel, UFRGS, FURG e UPF se reuniram para realizar o VII EEEpe.

 VII Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia do RS – Erechim.

 VIII EEEPe 1990/Santa Maria – Tema: Que educação para qual sociedade? Sub-tema: LDB.

 IX EEEPe 1990/Ijuí – Tema: Educação Popular. Executiva Estadual – 1922 → concurso para criar o logotipo da Executiva. Falta convocação para reunião da organização do EGEPe (não se fala em EEEPe). Cogita-se convidar Paulo Freire para EGEPe.

 X EGEPe 1992/Santa Maria – Tema: Educação Popular: perspectivas e compromissos de transformação social. Avaliação: muita palestra e pouca participação/construção dos estudantes. Executiva Estadual – 1993 ® Reuniões de organização do XI EGEPe.

 XI EGEPe 1993/Passo Fundo – Tema: Currículo: caminhos e possibiidades Executiva Estadual – 1994 ® Comunicação sobre o XII EGEPe e reuniões ENEPe.

 XII EGEPe 1994/Viamão – Tema: Luta de Classes e Educação: A construção de uma pedagogia voltada para os trabalhadores. * Divulgação para mídia local.

 XIII EGEPe 1995/Pelotas – Tema: Prazer, Política e Pedagogia. Atividades culturais; discussões políticas; discussões pedagógicas; eleição da nova executiva. Executiva Estadual – 1996 ® comunicação com outras executivas de outros Estados; Informativo da EEEPeRGS: o que é, qual a importância e como participar.

 XIV EGEPe 1996/Tramandaí UFRGS – Tema: Pedagogia em questão: qual o papel sócio-político na educação? 170 estudantes (pedagogia e magistério)

 XV EGEPe 1996/Porto Alegre – Tema: Qual a função do pedagogo na atual sociedade? Por decisão da plenária final decidiu-se que a partir deste EGEPe todos se realizarão no segundo semestre do ano letivo. Executiva Estadual – 1996 ® Fazem parte da executiva: UFRGS, PUC, FEEVALE, UFPEL E UCS com sede na UFRGS. Executiva Estadual – 1998

 XVI EGEPe 1998/Porto Alegre – Tema: Educação e consciência de classe: uma proposta político pedagógica para classe trabalhadora.

OBJETIVOS

3.1 Geral

 Retomar o movimento estudantil da Pedagogia e reorganizar a Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia do Rio Grande do Sul.

3.2 Específicos

 Discutir, repensar e avaliar a estrutura da educação, analisando os processos de transformação educacional na conjuntura atual.

 Discutir, repensar e avaliar as Políticas Públicas de Educação Básica, particularmente as definidas no Plano de Desenvolvimento da Educação.

 Pensar alternativas contra hegemônicas existentes na concepção de educação básica no estado do Rio Grande do Sul.

 Debater a regulamentação da profissão de Pedagoga (o) e as conseqüências da criação do exame nacional de ingresso na carreira docente – ENICD.

 Debater e aprovar um Plano de Lutas do Movimento Estudantil de Pedagogia, e retomar a Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia do Rio Grande do Sul - EEEPRGS.

4. JUSTIFICATIVA

A educação é hoje um dos setores mais atingidos pela quase inexistência de políticas públicas que priorizem sua qualidade. Neste sentido o direito a uma educação igualitária acaba por ficar apenas na teoria. È preciso inquietar-se diante da crescente precarização do Ensino Público, e para isso o Movimento Estudantil da Educação tem que estar à frente da luta por uma educação para todos e de qualidade. Por esta razão que o Centro Acadêmico da Pedagogia – CAPe/UFPEL e o Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação – DAFE/UFRGS uniram-se para retomar o Movimento Estudantil da Educação, assim como também discutir e repensar as políticas da educação vigentes no Brasil e no Rio Grande do Sul. “A educação não muda o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo” (Freire,). Para que este processo de conscientização e libertação que nos fala Freire aconteça, é preciso que haja instrumentos para isso. Sendo impossível uma educação libertária numa escola sem luz, sem banheiro com um professor sem a formação necessária, sem materiais de apoio, sem políticas que garantam uma educação digna para todos e não somente para alguns. Ora a questão é: em que momento devemos começar a lutar para mudar esta situação? O Movimento Estudantil desde a grandiosa batalha contra a Ditadura no País, tem tido papel de extrema importância nas lutas e mobilizações contra as injustiças e a favor do povo trabalhador. Cabendo a ele também encabeçar junto com os demais trabalhadores da Educação a luta por uma educação de qualidade para o proletariado. Portanto é desde a formação do Educador que a construção de um sistema de educação concientizador e libertário deve começar.

5. EIXOS TEMÁTICOS
  Mercado da educação ou Educação de mercado - formação, profissão e organização docente.

 Exame nacional de ingresso na carreira docente - ENICD - Regulamentação da profissão.

 Projetos pedagógicos Contra hegemônicos de educação - movimentos sociais

 Relação pública privado na educação.

 Feminilização da profissão docente

 Organização estudantil

 6. METODOLOGIA

Credenciamento: registro dos inscritos no EGEPe, para que possam pegar o material do encontro, incluindo crachá além, de poder ter acesso ao alojamento. Abertura: Agradecimentos aos parceiros que ajudaram na construção do EGEPe, com apresentação dos membros da organização. Introdução do tema central do EGEPe, localizando as (os) participantes sobre as temáticas que serão abordadas ao longo do encontro. Plenária Inicial: Votação do Regimento Interno do EGEPe, estabelecendo as regras de convivência do encontro. Mesa de Abertura: Apresentação do tema introduzindo a discussão durante um determinado tempo. Mesas de Explanação: Apresentação de um ou mais tema do EGEPe, em que palestrantes introduzem a discussão durante um determinado tempo. Ocorrerão somente duas mesas de explanação: Relação Público Privado na Educação e Movimento Estudantil. Grupo de Discussão e Trabalho: é coordenado por uma pessoa de “mesa”, que anota as inscrições de quem intervir. Outra pessoa faz a relatoria da atividade por escrito, de modo a sistematizar as propostas para Plenária Final. O GDT tem um tema de discussão, e é o espaço em que serão encaminhadas propostas que irão ser votadas na Plenária Final do EGEPe, além do debate de ideias. Atividades Recreativas e culturais: Propostas que visam o lúdico abordado em atividades pedagógicas, com o intuito da interação dos participantes. Apresentação de Trabalhos: momento onde serão socializadas as produções acadêmicas de diversos locais do estado, dentro dos eixos temáticos do EGEPe.Todos os trabalhos aceitos serão divulgados, na íntegra, com antecedência, para que a escolha possa ser realizada com mais qualidade e por afinidade de tema. As modalidades para apresentação de trabalhos são: Comunicação Oral, Pôster, Oficina e Vídeo. Todos os trabalhos serão apresentados no mesmo horário. Plenária Final (criação da Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia do Rio Grande do Sul e Plano de Lutas): Última atividade do EGEPe, concentra as propostas levantadas no GTDs e sistematizadas pela Coordenação do Encontro para compor as lutas da EEEPERGS. Portanto, é o espaço em que os estudantes disputam o que acham pertinentes constarem nas atividades da EEEPERGS até o próximo Encontro Gaúcho. Nesta plenária é votada a sede do Encontro 2012, assim como também a criação da nova EEEPERGS.

7.PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA

MATERIAL/SERVIÇO DESCRIÇÃO DO MATERIAL/SERVIÇO VALOR
Material de escritório Folha papel A4; cola, tesoura, canetas esferográficas, tesouras, durex, rolo de papel pardo R$ 170,69
Material descartável Copo descartável 200ml; prato para refeição descartável. R$ 153,90
Material de higiene Papel toalha, papel higiênico. R$ 1.706,50
Material de limpeza Água sanitária, detergente multiuso, cera, saco plástico para lixo, pano alvejado.
R$ 866,50
Segurança De três a quatro por dia/ turno R$ 240,00
Limpeza De três a quatro por dia/turno R$ 180,00
Gráfica Banner 2,0x 1,30m lona R$ 145,00
Gráfica Crachás, cartaz A3; folder A4; R$ 1.135,00
Serigrafia Camisetas; bolas ecológicas R$ 3.360,00
Alimentação Almoço e janta R$ 4.800,00
Alimentação Café da manhã
Espaço para alimentação
Locação do refeitório da escola R$ 600,00
Palestrantes Passagens, diárias, hospedagem ***
*** Não solicitado até dia 30.03.2011.

8. Coordenação

Toda organização de encontros estudantis, desde início até seu término, ou seja, desde a construção do projeto até a prestação de contas na primeira reunião da EEEPERS após a plenária final, depende do trabalho das Coordenações. Sendo assim para efeito de melhor organização e esclarecimentos, segue abaixo a relação de tarefas de cada Coordenação do EGEPe 2011:

Coordenação de Credenciamento

 Formular a ficha de inscrição do EGEPe 2011;
 Orçar o material do encontro: bolsa temática, bloco de anotações, caneta, crachá, informativos e estatuto;  Credenciar as delegações nos dois primeiros dias do encontro;
 Confeccionar e entregar o material do encontro: bolsa temática, bloco de anotações, caneta, crachá, informativos e estatuto;
 Formular o crachá do EGEPe 2011 em cores distintas para votantes e não votantes;
 Formular o certificado de participação do EGEPe 2011;
 Entregar o certificado de participação do EGEPe 2011; Coordenação de Comunicação
 Divulgar todos os documentos e informes pertinente ao EGEPe 2011, principalmente por email egepe@gmail.com e no Blog do encontro;
 Administrar a lista de email da coordenação do EGEPe 2011;
 Criar o blog do EGEPe 2011, e fazer constantemente a sua manutenção;
 Repassar todas as informações referentes às fichas de inscrição online para Coordenação de Credenciamento;
 Criar material de divulgação impresso e em meio digital;
 Organizar a passagem em salas nas faculdades de Pedagogia, Escolas de Magistério de Porto Alegre, Pelotas e entorno;
 Entrar em contato com cursos de Pedagogia e escolas de Magistério de outras cidades do estado, para informar sobre o EGEPe 2011.

Coordenação Científica
  Selecionar as responsáveis pela aprovação dos trabalhos;
 Preparar os textos de formação política que serão base de leitura para as (os) estudantes;
 Pesquisar produções das (os) palestrantes do EGEPe 2011 para serem disponibilizados no blog anteriormente;
 Sistematizar digitalmente as propostas encaminhadas por escrito nos Grupos de Discussão e Trabalho para Plenária Final.

Coordenação de Alojamento

 Confeccionar um mural de recados das delegações próximos aos dormitórios;
 Providenciar alimentação no local do encontro;
 Providenciar brigadistas, kits primeiros-socorros, e em caso de emergência chamar a SAMU;
 Organizar as salas que serão dormitórios e definir os espaços que serão utilizados para barracas.

Coordenação de Finanças

 Construir uma política de finanças clara, objetiva e respeitosa com os objetivos do EGEPe 2011;
 Trabalhar com toda a movimentação financeira do EGEPe 2011;
 Aprovar e reprovar atividades de outras Coordenações que dependam de recursos financeiros, por ter ciência das entradas e saídas de capita do EGEPe 2011;
 Buscar patrocínios, preferencialmente com instituições de educação.

 Coordenação de Logística

 Preparar o auditório para as mesas e Plenárias;
 Preparar as salas para as apresentações de trabalhos e para os grupos de discussões e trabalho;
 Providenciar que a alimentação seja realizada no local;
 Levantar orçamentos de empresas de limpeza;
 Fiscalizar a limpeza nas dependências do EGEPe 2011;
 Cuidar da ornamentação e sinalização dos locais onde serão realizadas as atividades do EGEPe 2011;
 Cuidar dos equipamentos de multimídia a serem utilizados no EGEPe 2011. Coordenação de Alimentação
 Pensar num cardápio saudável, balanceado e também em opções para os vegetarianos;
 Fiscalizar as condições de higiene onde serão preparadas as refeições.

Coordenação de Cultura

 Fazer orçamentos de empresas de segurança, dando preferência aos seguranças da própria UFRGS;
 Articular atividades artísticas variadas como dança, teatros e exposições;
 Articular a festa do dia 03/09 sábado;

Coordenação de Segurança

 Impossibilitar a entrada de pessoas não credenciadas nos alojamentos;
 Fiscalizar o trabalho de ronda dos seguranças nos alojamentos;
 Elaborar um informativo com dicas de segurança do EGEPe 2011;
 Fiscalizar extintores de incêndio do local onde será realizado o EGEPe 2011;
 Fiscalizar as condições prediais, tais como infiltrações e rachaduras no local do encontro;

Coordenação de Programação

 Fazer o translado das (os) Palestrantes, e estar atento a demais necessidades das (os) Palestrantes;
  Organizar o andamento das atividades do EGEPe 2011;
 Informar para as (os) estudantes possíveis atrasos ou mudanças na programação:
 Ser responsável por tudo em relação aos palestrantes.

Coordenação Geral

 Articular todas as outras coordenações;
 Incentivar a participação de mais pessoas na construção do EGEPe 2011;
 Sistematizar as informações em quadros de avisos permanente da organização;
 Cooperar com o andamento das atividades das demais coordenações;
 Articular a coordenação do EGEPe 2011 com as delegações de outras cidades do estado.

9.CONSIDERAÇÕES FINAIS

 A equipe de Coordenação do EGEPe construiu esse projeto ao longo de algumas reuniões, num diálogo constante entre CAPe e DAFE, visto que o grupo empenha-se para mobilizar os estudantes do Rio Grande do Sul. Por compreender que este é um espaço importante e articulador de diversas idéias acerca do meio educacional e da organização do movimento estudantil de pedagogia, reunindo estudantes de todo o estado para discutir temas relevantes ao curso e de conjuntura nacional e internacional. A realização deste encontro pelo CAPe/UFPel e DAFE/UFRGS reforça a idéia de que a Educação é um dos fatores indispensáveis para transformação da sociedade, por isso entendemos que o EGEPe é muito importante para o processo de formação e mobilização dos estudantes na direção da construção de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade e mais próxima das necessidades da comunidade. Almejamos uma sociedade justa e igualitária e buscamos uma educação que proporcione melhores condições de vida e as novas relações sociais que tanto queremos. Acreditando que o diálogo, é fundamental para o processo de avanço de uma sociedade, cujas práticas dialógicas ainda são superficiais e pouco avançam para a construção coletiva, efetivamente preocupada com o todo. Consideramos que a luta por condições dignas de trabalho, melhores salários e reconhecimento do profissional da educação também é uma luta dos estudantes da Pedagogia e isso implica num Diretório/Centro Acadêmico que além de ter ações voltadas para a Pedagogia, tenha articulação com outras instituições e outras universidades. Igualmente é fundamental que o Diretório/Centro Acadêmico mantenha articulações fazendo-se presente nas lutas dos movimentos sociais populares, sempre na defesa de projetos e propostas que avancem na democratização substantiva da sociedade e na construção de uma nação soberana.